Doris Criolla
Março – Dezembro, 2014


Doris Criolla é uma pesquisa iniciada pelo artista Amilcar Packer que parte da etimologia e dos usos históricos das palavras sinônimas crioulo, criollo e créole, bem como uma experimentação relacionada às implicações e potências destes termos como ferramenta para pensar a complexidade de processos políticos, sociais e culturais, que partem de contextos coloniais, racistas e escravagistas, mas que também apontam para fenômenos de emancipação, apropriação, invenção e empoderamento, e que estão presentes nas diversas línguas e cozinhas crioulas.

A ação, parte do projeto "Nossa Voz", foi apresentada na forma de almoços e jantares itinerantes pelo bairro do Bom Retiro, onde foram servidos pratos baseados em receitas de cozinha crioula junto com a pesquisa, e que serviram de gatilho para mediar conversas sobre alimentação, história e geopolítica. Os eventos ocorreram na Casa do Povo, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Restaurante Rincon Lá Llajta e na Pinacoteca do Estado de São Paulo durante 2014.

Para conhecer mais veja a documentação em vídeo de um dos encontros aqui.



foto

1. Doris Criolla, ação de Amilcar Packer para o "Nossa Voz", Oficina Cultural Oswald de Andrade, Abril de 2014. Foto: Luiza Sigulem.


foto

2. Doris Criolla, ação de Amilcar Packer para o "Nossa Voz", Oficina Cultural Oswald de Andrade, Abril de 2014. Foto: Luiza Sigulem.


foto

3. Doris Criolla, ação de Amilcar Packer para o "Nossa Voz", Rincon La Llajta, Junho de 2014. Foto: Luiza Sigulem.


foto

4. Doris Criolla, ação de Amilcar Packer para o "Nossa Voz", Oficina Cultural Oswald de Andrade, Agosto de 2014. Foto: Luiza Sigulem.


foto

5. Doris Criolla, ação de Amilcar Packer para o "Nossa Voz", Pinacoteca do Estado de São Paulo, Outubro de 2014 . Foto: Luiza Sigulem.