Arquitetura como Autobiografia:
Filmes de Heinz Emigholz
2015
30 de julho – 13 de agosto, 2015
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000
Paraíso - São Paulo - SP
8 de agosto – 16 de agosto
Instituto Moreira Salles
Rua Marques de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
Com curadoria de Aaron Cutler e Mariana Shellard, a mostra inédita no Brasil "Arquitetura como Autobiografia: Filmes de Heinz Emigholz" apresenta ao público brasileiro um recorte da obra do celebrado artista e cineasta alemão Heinz Emigholz.
Há mais de vinte e cinco anos Emigholz procura transmitir a passagem do tempo no cinema através da arquitetura. Seus filmes apresentam passeios contemporâneos por edifícios e outros espaços arquitetônicos, mostrando como são habitados e como foram transformados por seus usuários ao longo de sua história. Os filmes focam trabalhos de arquitetos modernistas como Louis Sullivan, Rudolph Schindler, Pier Luigi Nervi, Auguste e Gustave Perret, entre outros. Estes arquitetos e suas obras são apresentados a partir de um ponto de vista pessoal, oferecendo ao espectador um recorte sobre a herança que o século XX deixou ao século XXI.
Com 24 filmes, entre longas e curtas metragens, a programação apresentada no Centro Cultural São Paulo é a maior retrospectiva de filmes de Heinz Emigholz fora da Alemanha e conta com a presença do diretor para dois encontros abertos ao público: o primeiro, em uma conversa com o curador Aaron Cutler, e o segundo, em um debate com o crítico de cinema Filipe Furtado e o professor e urbanista Renato Cymbalista.
A programação apresentada no Instituto Moreira Salles, consiste em uma seleção da série em processo Fotografia e além e dois importantes precursores, sendo que um deles, O prado das coisas, terá sua estreia internacional em uma nova restauração em DCP durante a mostra. Serão apresentados 10 filmes, entre longas e curtas metragens e uma conversa aberta ao público entre o diretor Heinz Emigholz e o curador Aaron Cutler.
Todos os filmes são inéditos no Brasil e serão apresentados em seus formatos originais de projeção (35mm, DCP e arquivo digital em alta resolução).